Fonte: focastock.com/collection/desktops-laptops/
Devido à pandemia no
Brasil, muitos professores tiveram que se reinventar para continuar dando
aulas aos seus alunos.
Muitas escolas aderiram aos recursos tecnológicos, e atualmente, muitas aulas podem ser ministradas online.
Contudo, foi possível
perceber a necessidade de investimento em educação tecnológica, tanto para
docentes (professores) quanto para discentes (alunos).
Uma pesquisa realizada
pelo Instituto Península demonstrou que cerca de 80% dos professores não
estavam habituados com tecnologias (Computador, programas e softwares), e que não se sentiam preparados para o ensino remoto. No depoimento dos professores, a
maioria diz nunca ter ministrado aula de forma remota.
Além da falta de
conhecimento, alguns professores precisam enfrentar a vergonha, timidez e falta
de preparo para construir aulas que chamem atenção. Porque, eles competem com filmes, vídeos do youtube, desenhos, whatsapp etc. Vários atrativos que distraem os alunos.
Um outro fator limitante
é o acesso à internet, muitos professores e alunos não possuem acesso a uma
rede de qualidade ou nem possuem uma.
De acordo com o estudo,
os professores gostariam de contar com treinamentos e suporte psicológico,
pois eles dizem se sentir pressionados pelas circunstâncias que estão vivendo, muitos
estão estressados e ansiosos.
Desta forma, entende-se que os professores precisam de um suporte tanto tecnológico quanto psicológico, para que suas aulas possam ser ministradas de forma agradável e satisfatória, tanto para o professor quanto para o aluno.
Estas são as 8 dicas que farão você ter sucesso nas aulas online
1. Seja corajoso
Ser corajoso é fundamental! Infelizmente, cerca de metade da população brasileira se considera tímida, e isso as impede de conquistar coisas inimagináveis. A vergonha e a timidez acabam paralisando as pessoas. Mas não desanime, você pode! Um cursinho de teatro ou apoio psicológico seria bem interessante para você que sofre com a timidez.
2. Tenha uma boa rede de internet
Uma boa conexão é muito importante para você poder carregar os vídeos ou dar suas aulas ao vivo. Ninguém gosta de assistir um vídeo que trave muito ou saia do ar, o tempo todo. Isso também dispersa a atenção do aluno.
3. Tenha em mãos um bom celular, computador ou filmadora
Um bom celular, computador ou filmadora vai te ajudar gravar as aulas com qualidade. Existem muitos equipamentos com tecnologia de última geração (HD e 4K) e deixam a imagem do vídeo perfeita!
4. Monte um plano de estratégias
Um plano de estratégias é super importante! Você precisa ter um "norte" para as suas aulas. Tenha cuidado para não se perder no meio do caminho. Não adianta falar de vários assuntos em uma única aula e no final, não dizer nada. Procure falar de um único tema.
5. Defina o seu público
Você precisa definir o seu público (Alunos do maternal, fundamental, ensino médio). Dizer quem são, faz você entender melhor como será a abordagem da sua aula.
6. Escolha um programa ou software que você tenha mais facilidade para utilizar
Você pode utilizar diferentes ferramentas para produzir aulas dinâmicas e interativas. Os programas e softwares mais conhecidos são power point, word e google slides. Você também pode utilizar lousa e material lúdico.
7. Escolha a plataforma onde você vai divulgar as aulas
Saber a plataforma, onde suas aulas serão ministradas é importante, porque você precisa saber onde está o seu público. Plataformas como Facebook, Youtube, Zoom, Instagram, Google Class e Google Meet são ambientes, os quais você poderá ministrar aulas ao vivo ou carregar os vídeos que foram gravados.
8. Monte sua aula de forma simples, clara e objetiva
Monte as aulas de forma mais concisa possível, isso prende a atenção dos alunos. Mas não seja superficial, o aluno precisa ver que você domina o tema abordado, assim ele terá mais confiança nas suas aulas.
Agora é só gravar!
Curta e Compartilhe a página! Você pode estar ajudando um amigo que não tenha afinidade com tecnologia!
Mãos à Obra!
😄😄😄
Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/83-dos-professores-ainda-se-sentem-despreparados-para-dar-aulas-online/

Nenhum comentário:
Postar um comentário